Plotter de Recorte Silhouette CAMEO

Por: Fabiano Machado | 109.330 Visualizações | 93 Comentários

Este artigo, como segunda parte da série, vai falar da plotter de recorte silhouette cameo.

Nesta segunda parte da série sobre as plotters de recorte silhouette vamos explicar para você, de uma vez por todas e de uma forma totalmente inédita, como funciona a Silhouette CAMEO, sua vantagens, preços e custo-benefício. Mas, isso fica lá pra frente do artigo.

Antes precisamos entender outras características da maravilhosa CAMEO.

Você já deve ter lido na primeira parte desta série que a silhouette portrait é uma ótima opção de investimento para quem quer começar ou já começou o seu negócio de lembrancinhas e personalizados.

Se você, assim como nós, procura há algum tempo uma máquina que te ajude neste negócio, acabou de encontrar.

Características Da Plotter de Recorte Silhouette CAMEO

A silhouette CAMEO possui algumas vantagens quando comparada com a sua irmã mais nova, a Silhouette Portrait.

Principais vantagens:

#1. A CAMEO é mais automática na detecção de papéis para recorte de imagens impressas. O sistema de reconhecimento das marcas de corte é mais apurado e mais sensível.

Você não precisa ajustar a posição da folha para que a marca de corte seja reconhecida. Isso acontecia no primeiro modelo da portrait, mas, provavelmente, eles melhoraram esta função em ambas as plotters.

#2. A silhouette CAMEO é bem mais rápida nos cortes. Isso é importante, pois com este ganho de velocidade, você consegue fazer mais pedidos e aumentar o seu faturamento.

A precisão do corte também é maior, mesmo com mais velocidade.

#3. Na CAMEO você consegue fazer recortes em folhas inteiras de scrapbook.

É o maior tamanho de corte da máquina, 30×30 centímetros. Com isso, se você quiser produzir miniaturas, tags, detalhes para scrapbooking ela é uma ótima solução.

LEIA TAMBÉM:  10 Dicas Para Vender Lembrancinhas Pela Internet (De Forma Inteligente!)

mini-banner-kit-guloseimas#4. A lâmina possui a mesma durabilidade. O gasto da lâmina vai depender do tipo de material que você vai recortar no seu dia-a-dia.

Quanto mais duro e grosso foro papel, mais rápido será o consumo da lâmina. Mesmo assim a durabilidade dela é excelente e o custo se paga com seu trabalho, com certeza.

#5. Você poderá fazer adesivos de vinil em tamanhos maiores. Facilmente poderá montar um negócio de adesivos de vinil para decoração com a silhouette CAMEO.

Usabilidade e Manutenção

Nós utilizamos a CAMEO por 2 anos, direto, sem problema algum. Nossos trabalhos se concentravam no corte de adesivos e tags, em papel adesivo 135g e papel fotográfico 180g.

Ambas as silhouettes vem acompanhadas do software “Silhouette Studio”. Ele é bastante versátil, você faz tudo com ele, qualquer formato, qualquer contorno, textos, letras, etc.

Para trabalhar com as suas artes personalizadas, você vai criá-las no photoshop ou editar as artes que você comprou em nosso kit de 46 artes digitais, salvá-las em JPG e depois inserí-las no Silhouette Studio.

Em seguida, você insere o contorno da imagem e pronto. é só mandar imprimir e depois cortar. Este é o processo bem simplificado. Você vai precisar de um tempo para se acostumar com o programa e com as impressões, mas nada que uns testes não resolvam.

A manutenção da Silhouette CAMEO é muito pouca, quase zero. Basta você seguir algumas recomendações:

#1. Não force a CAMEO para cortar materiais não recomendados.

#2. Use um pincel macio para limpar o interior sempre que observar acúmulo de pó de papel ou poeira.

#3. Observe o comportamento da lâmina. Quando ela começar a fazer rebarbas no recorte, é hora de trocar. Lembrando que para acontecer isso, demora bastante tempo. Claro que também vai depender do material que você vai recortar.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer Adesivos Personalizados

#4. Sempre ajuste as rodinhas (brancas) para o tamanho correto do papel.

A plotter de recorte silhouette CAMEO também proporciona inúmeras atividades. Ela possui canetas que podem ser trocadas pela lâmina e assim realizar trabalhos de escritas profissional, como convites de casamento.

Ela desenha mesmo, qualquer coisa. Assista no vídeo abaixo a demonstração desta função.

Leia também:
⇒ Como Fazer Adesivos Personalizados
⇒ Plotters de Recorte Silhouette (Parte 1)
⇒ Como Vender Lembrancinhas no Elo7

A silhouette CAMEO está custando, atualmente, entre R$ 1.300,00 e 1.600,00 (reais). É um investimento que vale muito a pena e que vai acelerar o crescimento do seu negócio de lembrancinhas e personalizados.

Se você estiver na dúvida entre a Portrait e a CAMEO, mas puder gastar um pouquinho mais, escolha a CAMEO.

Quem Escreve Pra Você?

Fabiano Machado
Sou o Fundador do projeto "Como Fazer Lembrancinhas" e dedico grande parte do meu tempo para criar conteúdos que possam te ajudar a montar o seu negócio lucrativo de lembrancinhas, em casa. Professor da "Academia do Photoshop", Engenheiro e Empreendedor. Conte comigo!

93 Comentários em "Plotter de Recorte Silhouette CAMEO"

  1. Parabéns pelo site, ótimo conteúdo.
    Não pretendo trabalhar exatamente com lembrancinhas, vou vender stickers (adesivos para colar no notebook). Como o contorno dos desenhos em grande parte não são simples como quadrados ou círculos, vou precisar comprar essa impressora de corte, não tenho como escapar.
    A Silhouette Cameo está R$1850 no site, então pra mim já não tem como começar com essa. Minha dúvida é: no site tem o Curio e a Portrait, quase o mesmo preço. Qual a diferença entre elas? Será que elas atendem para o corte dos stickers?

    • Fala William, tudo bem? Obrigado pela mensagem. A Silhouette portrait vai te ajudar. Ela corta tamanho A4 e você consegue fazer adesivos em vinil recortado numa boa. Você vai fazer adesivos com vinil, em cor única, tipo aqueles de decoração de parede? Abraços.

  2. Olá, parabéns pelo site! Gostaria de saber se a silhouette camelo cortaria fotos impressas na Epson picturemate.
    Eu consigo fazer cortes em em diversos formatos e tamanhos na foto impressa? O tamanho do papel fotográfico dessa impressora é 10×15. Será que pode me ajudar?!

  3. Bom dia,

    estou pensando em iniciar um negocio de lembrancinhas e já comprei uma impressa para isso. Foi a Epson L-375 muito recomendada. No entanto, com relação a plotter vi vários comentários (muitos deles aqui) sobre as qualidades da Silhouette Cameo. Fiquei com um pouco de receio quando vi também várias pessoas reclamando (no reclameaqui) de cortes errados da maquina e de assistência técnica muito lenta. Vocês tiveram algum problema ao usar a Silhouette (pode ser apenas configuração)? Ela realmente dá muito problema? Estou querendo muito comprar mas queria esclarecer isso antes.

    Obrigada!

  4. Olá!

    Estou querendo comprar a Silhouette Cameo e uma boa impressora. Pensei na Epson L1800 pelo fato de imprimir folha no tamanho A3. Minha dúvida é se a Silhouette Cameo recorta folha A3.
    Obrigada

  5. Cintia Gomes | 31/05/2016 at 9:50 am | Responder

    Bom dia! Adorei o site e são as dicas de vcs que esta me ajudando a decidir o que realmente quero seguir Rs
    Minha dúvida é em relação as dobras de papéis no caso de convites com papéis de gramatura um pouquinho maior. Existe algo que nos ajuda a fazer essas dobras sem deixar marcas tortas nos papéis?

  6. Poliana Caroline Furlan | 12/05/2016 at 11:26 am | Responder

    Olá,
    ela lê registro de folhas já impressas e recorta em volta ?

  7. Olá, possuo uma Cameo e estou com dificuldades de levantar os custos por recorte que ela faz. Tem como dar uma ajuda nisso? Qual a linha de raciocínio que segue para levantar os preços?

    Parabéns pelo blog, trabalho muito bem feito.

    Abraço
    Eric

  8. Boa tarde. Gostaria de saber o corte para papel fotográfico glossy do 120- ao 240.. Já tentei regular de várias formas, porém, ou rasga o papel.. Ou rasga a base, perdi até uma.. Teria como mea ajudar? Rsrsrs, agradecida, beijos rsrsrsrsrs

  9. Franciane Poliana Do Amaral | 01/03/2016 at 8:33 am | Responder

    Tô começando agora é quero informações

  10. Gilberto Amaral | 24/02/2016 at 2:02 pm | Responder

    Bom dia, Eu preciso comprar uma ploter que alem de fazer cortes de cortonos e que também faça algum detalhe fazado do desenho eu quero tambem para fazer caixinha, ou seja, fazer corte para montar caixinhas para presentes.
    Para fazer caixinhas tem que ser um papel um pouco mais grosso, nao sei ao certo, acho que em esperssura seria mais ou menos 1mm.
    Aqui fala muito em gramatura. Tem como me informa se a CAMEO faz cortes com maior espessura e qual seria? Obrigado.

  11. Cristiane Miranda | 24/01/2016 at 8:59 am | Responder

    Bom dia!
    Estou indecisa pela compra de qual silhouette devido algumas funções. A Cameo faz recorte em tamanhos maiores que a Curio mas uma dúvida, consigo fazer relevo, vinco e pontilhado com a Cameo ou apenas a Curio tem essa possibilidade? Já estou a algum tempo pesquisando sobre elas e pelo que vi em alguns sites apenas a Curio faz os pontilhados, vincos etc. É isso mesmo? Por favor me ajudem #perdida rsrsrs

    • Cristiane, pelo que já vimos parece que somente a CURIO mesmo é que faz vinco. Pontilhado eu acho que a CAMEO faz. Nós tivemos uma CAMEO e me lembro desta função. Vem pro nosso grupo no facebook e lá acredito que você conseguirá uma resposta mais certeira. Temos muitas empreendedoras colaborando com as Silhoeutte’s. (Grupo: Negócios de Sucesso [CFL])

  12. renata silvestre | 17/01/2016 at 11:06 am | Responder

    Gostaria de saber se é possível fazer somente a marca do corte e não cortar totalmente, eu preciso enviar a CARTELA com os adevisos para o clientes destacar e colar. É possivel com a Cameo ?

    • É possível sim Renata. Basta você acertar a profundidade de corte da lâmina e ela vai cortar somente a parte adesiva da folha. Faça muitos testes com uma folha de teste, apenas cortando, até acertar a configuração. Depois é só fazer a sua produção. Sucesso!! 🙂

  13. Marcos antonio | 15/01/2016 at 8:42 am | Responder

    queria saber como faço os orçamentos de trabalhos da Silhoutte, as vezes tou cobrando de mais e as vezes de menos, alguem pode ajudar

  14. Olá!! Antes de tudo gostaria de parabenizá-los pelo trabalho através desse blog!
    Sempre amei trabalhar com artes e agora comecei a fazer a papelaria de meu casamento e vi uma luz no fim do túnel, de ganhar dinheiro com o que amo fazer! Já comecei e entreguei hoje o meu primeiro pedido!!
    O site tá me ajudando bastante, estou ouvindo todos os podcasts e lendo os artigos de um por um!
    Li no site indicado, Casa da Arte, que a Silhouette Portrait corta 20cm somente? No caso só consigo chegar a um quadrado de 20cm, é isso?
    Já tinha lido sobre essas cortadoras e gostei do preço dessa para começar, mas vendo esse tamanho limite, não sei se é melhor eu esperar pra comprar a CAMEO.

    • Oi Luciana, a portrait realmente corta a largura de uma folha A4, mas o comprimento pode ser de até 5 metros se não me engano. Já a CAMEO corta largura de tamanho A3, maior mesmo. Nossas leitores gostam bastante da CAMEO. 😉

      • não entendi bem….a cameo corta a largura de a3 e o comprimento?? quer dizer que com a portait eu consigo fazer uma faixa de 30 de largura por 5m de comprimento? é isso?? e a cameo qual o comprimento que corta?

  15. Olá, qual seria a alternativa para silhouette, preciso de uma mais potente, saberia informar qual seria esta do video?

    https://www.instagram.com/p/6xNl7kDoKa/

  16. Olá!! Estou pretendendo começar um negócio de lembrancinhas em EVA e gostaria de saber de a Cameo consegue cortar esse tipo de material. Agradeço desde já e parabenizo pelo site!!

  17. Boa tarde Fabiano! Primeiramente queria agradecer por ser tão disponível pra ajudar ao próximo! Amo seus e-mails, e seus artigos são simplesmente demais! Estou estudando muito antes de realmente começar a trabalhar com personalizados, mas já dei alguns bons passos graças às suas dicas infalíveis. Mas minha dúvida é a seguinte: nós temos a opção de comprar moldes pelo programa da silhouette, só que em um determinado grupo, dizem que “após a confirmação do pagamento já pode fazer o download do arquivo, por no máximo 5 downloads num prazo de 30 dias”. Isso significa que se por um acaso eu perder meu arquivo eu posso baixá- lo novamente e ter ele “para sempre”, ou eu só posso usar aquele molde por 5 vezes?

  18. Fabiano, bom dia! Entrei em contato com os canais que vc me indicou e consegui as informações sobre o curso presencial da Silhoutte Cameo, pode continuar indicando para as pessoas que precisam porque realmente eles oferecem o curso, ainda não tomei porque estou com algumas dúvidas e gostaria muito de poder contar com você para esclarece-las. Porém, gostaria de mandar essas dúvidas por e-mail, teria como vou me informar em qual e-mail posso te mandar? O kit digital que tem aqui no site é como se fosse um curso de lembrancinhas personalizadas ou tenho que tomar um curso presencial ou on line? Me ajude Fabiano por favor, tenho assistido suas aulas mas, estou com essas dúvidas e não tô consiguindo avançar por conta delas. Quero trabalhar não só com personalizados, quero ter opções variadas de lembrancinhas mas, estou um pouco perdida por onde começar, o que fazer primeiro enfim, são muitos detalhes que queria descrever e por e-mail, fica mais fácil porque vou detalhando uma a uma das dúvidas. Se puder fazer esse favor te agradeço muito. Desde já obrigada e fico no aguardo. Deus abençoe vocês.

  19. Bom dia! Gostaria de tirar umas dúvidas detalhadas com você, em qual e-mail posso te mandar? Desde já agradeço. Deus abençoe vocês.

  20. Boa noite, parabéns pelo blog. Tenho dúvida e gostaria de esclarecer. Estou pensando em montar meu próprio negócio de lembrancinhas, e estou encantantada com a Cameo porém, gostaria de tomar um curso presencial sobre ela, eu moro em São Paulo. Será que vocês teriam algum lugar ou alguém que forneça esse curso. Sei de pessoas que comprou e só com as vídeos aulas não conseguiram trabalhar com ela. Quero conhecer todos os recursos dela. Por favor me ajudem quanto a essa dúvida. Desde já agradeço. Fico no aguardo.

    • Oi Leni, tudo bem? Ficamos felizes que esteja gostando do trabalho. Bom, nós temos uma indicação de curso presencial de um canal que conhecemos pelo youtube. Já tentamos contato com eles pra fazer algum tipo de parceria, mas não tivemos retorno. Você pode buscar contato com eles. Dá uma olhada no canal deles. Eles possuem curso presencial, mas acho que é em Santo André.

      Este é o link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCxodB2zM0z-tdrWGgtP47AQ

      Você também pode buscar na Casa da Arte. Acho que eles também ministram cursos presenciais.

      Sucesso!

      • Olá, tudo bem sim, melhor agora com essa informação. Muito obrigada pela atenção, vou tentar contato com os dois e ver qual melhor se encaixa. Deus abençoe vocês. Quando eu tiver algum retorno sobre os cursos coloco aqui para compartilhar com outras pessoas que estejam tendo a mesma dificuldade que eu de encontrar curso presencial. Boa semana!

  21. olá Pessoal, boa tarde!! descobri o site de vcs hoje e já percebi que estou horas a fio nele..estão de parabéns, são excelentes nas respostas e muito atenciosos!
    estou com a minha silhouette há pouco mais de 3 meses e já fiz muitas cosias incríveis nela. mas estou com algumas questões, por exemplo, é normal a cola da base já ter acabado? é rápido assim mesmo que acaba? não uso todos os dias, nem fiz projetos imensos nela, fiquei assustada com a pouca durabilidade. acham valido tentar repor essa cola com tutoriais na internet ou devo comprar outra? outra questão é que para detalhes muito pequenos ela deixa boas falhas, nao corta bem, é normal? fiz varios testes trocando de lamina, velocidade, corte duplo..enfim tudo que era possivel, e a folha era uma linho 180g…alguma ideia do que possa ser? muito obrigada pela atenção, incrivel o trabalhod e vocês!parabens!!

  22. Boa tarde. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site e profissionalismo de vocês. Estou sempre acompanhando, e as dicas são extremamente úteis.

    Bom, gostaria de um auxílio,
    Pretendo adquirir uma impressora para fazer etiquetas adesivas personalizadas, se eu comprar uma silhouette CAMEO exclui a necessidade de uma Epson L800 por exemplo ou é melhor ter as duas? O que quero dizer é se a Cameo faz tudo que uma Epson faz e muito mais ou tem alguns trabalhos que é melhor fazer na Epson. Outa dúvida é sobre o toner da Cameo, qual o preço e quanto rende?

    • Oi Thania, tudo bem? Vamos diferenciar as coisas…rsrs…. a CAMEO é uma plotter de recorte, ela não imprime e só recorta as impressões. A EPSON L800 é somente a impressora. Por isso deve-se trabalhar com as duas juntas. Uma imprime e a outra recorta.

  23. como faço pra comprar uma silhouette no rio de janeiro?

    • Paulo, não sabemos recomendar nenhuma loja específica que venda a Silhouette no RJ. A melhor opção por enquanto é comprar pela internet mesmo. Você tem a opção do site da Silhouette Brasil, da Serilon e da Casa da Arte. Sucesso!

  24. Boa tarde, estou tendo problemas quando mando cortar, sempre aparece a mensagem de erro na leitura da marca de registros.
    Teria alguma solução pra isso?

    • Oi Bellan, fica mais difícil ajudar quando o problema é mais técnico assim. Mas, você precisa verificar se a folha está posicionada na posição correta mesmo, e apertar o botão de carga da folha apenas uma vez. Quando você manda cortar, a CAMEO reconhece automaticamente as marcas. Teve ser algum erro bobo. Tente mais vezes!

  25. ola estou a algum tempo pesquisando sobre esta maquina …e confesso que com as dicas de vcs me apaixonei ainda mais e estou fervilhando de ideias…. acabei de comprar a minha e não vejo a hora de chegar, aiihhh estou ansiosa rsrsrs
    gostaria de saber quais os papeis e gramaturas que posso comprar de imediato para começar a trabalhar com ela e para adesivos o mais indicado é o papel vinil???
    me desculpe as perguntas …. é que estou iniciando agora nesta area…abrindo o leque aqui do atelier…. biscuit e scrap festa acho que vai ser um casamento perfeito pra mim rsrsrs
    desde ja obrigada pela atenção

  26. Gostaria de saber por quanto eu corto um convite 37×23 papel gramatura 250 que passa 15 mim para cortar 1 convite

    • Oi Elisiane, não vamos conseguir te ajudar assim tão rápido. Você precisa calcular a sua hora de trabalho, o custo da lâmina, quantos convites ela consegue cortar até perder o corte. Fazer o cálculo com pelo menos estes critérios, além do seu material.

  27. Caros,

    Infelizmente hoje venho postar que minha Cameo está fazendo o corte torto, mesmo com a sangria de 2mm, estamos tendo problemas.
    Obs: Em uma arte círcular de 5cm porém tem borda essa arte, e com isso elá está cortando para dentro ou seja comendo mais para o lado esquerdo e na parte de cima tb.
    Uma arte sem borda não é notável essa diferença. mas com borda estamos sofrendo aqui, rsrs

    Estamos há 3 dias fazendo testes etc… inclusive entramos em contato com a Serilon onde compramos a maquina, disseram que pode ser problema com as linhas de registro que não estão com a medida correta ou seja a impressora esta fazendo as linhas de registro fora
    com menos de 1cm ou até mais, vimos que há uma pequena diferença sim de 1mm ou 2mm, quando medimos com a regua, porém até alguns dias atrás estava tudo OK, usando a mesma impressora e agora comecou a cortar torto dessa forma?

    Porém ela faz a leitura normal das marcas de registro, somente o corte é que sai errado torto para o lado esquerdo e para cima, acontece tb em uma arte quadrada, retangular, se tiver borda então fica torto o corte.

    Fizemos atualização tb do Silhouette Studio para a versão 3, pois informaram que poderia ser isso tb, mas nada resolveu, estamos com encomendas atrasadas e uma baita dor de cabeça.

    Será que vcs tem uma luz? rsrs já aconteceu com vcs? qual a possível causa?

    Obrigada mais uma vez,
    Elaine

  28. Gostaria de adquirir essa maquica… O que eu tenho q fazer

  29. boa noite, gostei muito das dicas .. muito esclarecedor pra quem quer adquirir a máquina.
    Ja venho namorando a maquina a muito tempo .. a mais de um ano, porém encontrei na cidade que eu moro uma pessoa que trabalha com artesanato e tem a maquina .. conversando com ela sai desanimada pois ela me disse que o custo dos materiais (base de corte, lamina e etc) tem uma vida util pequena e são caros para recompra …. pesquisando vi que os materias não são tão caros como imaginei, porém, não encontrei uma informação que me esclareça sobre quanto tempo duram. Vi que se usar materiais mais duros, é claro, vou ter que trocar mais rápido … já confio nas funções da maquina, porém gostaria de receber essas informações, para saber se o meu produto vai custar além do que acho aceitavel na minha cidade.
    Essa moça por exemplo, para cortar 50 calcinhas para um chá de panela de aprox 4 CM x 4 CM que eu não queria cortar a mão cobrou 100 reais … achei bem fora da realidade.
    Se puder me passar essas informações por aqui ou por email, agradeço.

    • Jéssica, muito boa a sua abordagem. Olha só, nós tivemos a CAMEO por uns 2 anos para recorte, especialmente de papel 180g fotográfico e 130g adesivo fotográfico. Também cortávamos alguns papéis de scrapbook as vezes. Posso te garantir que trabalhamos por pelo menos de 6 a 8 meses sem trocar a lâmina e com a mesma base de corte, mesmo perdendo um pouco da cola. Nós criamos um método muitos simples de continuar utilizando a base sem ter que comprar outra…rsrs. Principalmente para adesivos.

      Realmente cobrar 100 reais para 50 cortes está bem fora da realidade. A pessoa quer ganhar muito em cima, aí não dá. O tamanho 4×4 acho que cabem 35 unidades numa folha A4. Como a pessoa quer ganhar 100 reais por 2 folhas?

      Podemos te dizer que todos os custos valem a pena, e não são muitos. Claro, você tem que estar com o seu negócio funcionando e fazendo pedidos. Com certeza isso estará acontecendo muito em breve.

      Sucesso.

  30. Olá Caros bom dia,

    Desculpe demorei para retornar, estava aqui na correria com meus pedidos, agora usando a máquina que é maravilhosa.

    Entendi sim a dica de vcs, e inclusive andei dando uma olhadinha em outros videos tb rsrs e explica justamente isso, e finalmente consegui acertar o ajuste da minha maquina, estou fazendo as artes de 5cm com 5,2cm (ou seja 2mm a mais) é o suficiente, caso saia um pouco ainda estará cortando de forma correta a minha arte, depois de alguns testes cheguei a conclusão que essa é a borda de segurança correta para ela, e estou usando sim tb a borda para visualizar onde será feito o corte, com isso não tem erro, já estou até fazendo outras coisinhas nela, como toppers em formatos, forminhas para doces e com certeza farei muito mais etc…

    Muito feliz com a aquisição, ela veio para ajudar e muito o nosso trabalho por aqui.

    Obrigada pela dica de vcs 🙂 e com certeza depois de ler o blog foi um incentivo a mais para adquirir a maquina.

    Parabéns mais uma vez!!

  31. Olá boa noite,

    Gostei muito do site de vocês, parabéns!!

    Estou precisando da ajuda de vcs, comprei a Maquina Silhouette Cameo, recebi essa semana, e já vi alguns videos, etc… já que o manual não explica nada como usar a mesma como recortar as artes por exemplo.

    Estou usando o Corel para criar as minhas artes, e instalei o programa Silhouette Conect, e faço as tais marcas de registro no proprio Corel atraves da opção: Registration Silhouette Marks (opção desse mesmo programa que instalei)

    Até ai OK, então eu exporto para o programa dela: Silhouette Studio.

    E conforme aluns videos que eu vi, vou escolhendo as opçoes: Mesclar, Rastrear bordas etc…

    Ela faz a leitura correta das marcas de registro, porém na hora que mando cortar está saindo um pouco fora, coisa pouca mesmo, milimetrica, então aumentei as bordas, porém existe uma medida correta para deixar essas bordas para leitura? vi em um dos videos que a borda ideal é de 3mm, mas achei que talvez fique muito grossa e ela venha tb a cortar fora.

    Podem me ajudar? qual a espessura das bordas que devo deixar? será que o corte está saindo fora somente por conta dessa espessura?

    Obs: Estou exportando a arte completa em formato jpeg, depois eu escolho mesclar lá no programa silhouette studio, exporto já com a arte pronta, seleciono tudo e mando rastrear a borda da arte, quando mando cortar sai essa pequena diferenca no corte.

    Então essa borda tem que ser de 3mm mesmo?

    Poderiam nos dar algumas dicas?

    Conto com a ajuda de vcs.

    Muito Obrigada,
    Elaine

    • Oi Elaine, tudo bem? Bom, pelo seu relato você já está muito bem encaminhada na execução dos recortes. A dica que posso te dar é a seguinte, faça uma borda nas suas artes de forma que o corte passe por dentro da borda, de forma que não haverá nenhuma sobra. Deu pra entender?

      Exemplo: Se você faz uma arte redonda com 5cm e a borda é na cor azul. Você vai fazer o recorte no tamanho de 5cm ou com 3mm a mais como você disse. Faça uma borda que fique além destes 3mm e assim o corte vai passar sempre por dentro da tinta sem deixar nenhuma parte da borda em branco, caso passe um pouco.

      Se não entender, nos avise para vermos como ajudar melhor.

  32. Olá,

    Estou amando o site de vocês,até que enfim encontrei um completo onde estou aprendendo muito!
    Estou querendo começar à trabalhar no ramo de lembrancinhas personalizadas, e tenho algumas dúvidas ainda:quero comprar a Cameo, mas preciso também comprar uma impressora? Pelo que entendi a Cameo só faz o recorte? ou ela imprime e recorta ao mesmo tempo?

    • Oi Giselle, é isso mesmo! A CAMEO recorta e a impressora faz a impressão. A CAMEO é um investimento excelente, mas se você puder. Se não, você pode trabalhar com uma guilhotina mesmo, no tamanho A3 (pra ter mais espaço) e o nosso Gira-Corte. O investimento fica mais em conta.

      Ficamos felizes em poder ajudar!! 🙂

  33. Olá. Estou com uma enorme dúvida a respeito de quanto cobrar ao meu cliente pelo recorte. Ele já vai me dar tudo prontinho, até as configurações da CAMEO de acordo com o papel. Eu teria apenas que cortar na minha silhouette. Poderiam me ajudar como calcular o meu serviço? Agradeço desde já.

    • Oi Gisely, bom, não recomendaríamos muito este tipo de serviço, pois assim fica difícil você estruturar o seu negócio. A não ser que você fizesse cem, trezentos, cortes por dia e fosse especializada só em fazer recortes. O certo é você estipular o quanto você vai gastar da sua lâmina por folha. Se uma lâmina conseguir cortar 200 folhas, você vai dividir o preço da lâmina por 200, tirar o custo e fazer o preço de venda em pelo menos duas vezes este custo. (Pra ficar rápido aqui.)

      O problema é que o consumo da lâmina varia com o tipo do papel e com a profundidade do corte. Ela pode gastar mais ou gastar menos. Então você terá que estimar um gasto aproximado pra encontrar o custo. Exemplo: Vou adotar que minha lâmina corta 100 folhas. E faz o preço em cima desta estimativa.

      Esperamos ter ajudado.

  34. olá, sou de Brasilia e lendo sobre a silhouette estou encantada e creio que deve ser muito prática para quem faz personalizados! gostaria de indicação, aonde comprar a silhouette aqui em brasilia?

    desde ja agradeço!

    • Oi Rayane, é difícil pra nós aqui no RJ conseguir te indicar um local pra comprar em Brasília. O Ideal é comprar pela internet mesmo. Uma loja que você pode confiar é a Casa da Arte (www.casadaarte.com.br) nossa parceira aqui no site.

  35. ola,estou no ramo lembrancinhas ha um tempo,mas tudo manual,agora estou super interessada a comprar a silhouette cameo,mas tenho minhas curiosidades,e uma dlas e se com a impressora o que vem junto de material,ou mesmo de inicio eu tenho que comprar tudo…

    • Oi Vanuza, a Silhouette vem com a lâmina de corte e 1 bases de corte apenas. Mas, é com isso que você vai trabalhar. Somente isso!
      Para fazer adesivos e tags não precisa mais nada. Claro que você precisa da sua impressora EPSON e dos papéis fotográficos. Mas, em relação a Silhouette, do jeito que ela vem é o que você vai trabalhar.

  36. Olá! Só hoje descobri este site por acaso. Excelente!!! Sempre gostei de fazer lembrancinhas, convites e decoração de aniversário, mas tudo manual. Devo comprar minha Silhouette nos próximos dias (se Deus quiser) e poder produzir e trabalhar com mais rapidez e perfeição. Minha primeira dúvida: é imprescindível um programa de design gráfico, correto? Corel ou Photoshop? Ou os dois? Qual vocês indicam? O Corel original está tão caro… Obrigada.

  37. estou grata pelas ajuda de vcs ,estão de parabéns!bom já dei o primeiro passo com o noot e impressora agora e comprar os papeis e aprender a fazer arte no corel draw que baixei..
    aiai que tdo der certo pois estou desempregada e precisando urgente mente de uma renda…
    vlw pela ajuda de vcs!!! bjs

  38. Bom dia,
    Acabei de descobrir seu site e estou amando as dicas, todas elas caem como uma luva para o dia dia no meu trabalho. Vocês estão de PARABÉNS !!
    Bom, mas quero aproveitar para tirar uma duvida, apesar de já ter lido tudo dobre a CAMEO e já quase ter comprado, me foi oferecido uma Plotter de Recorte da Brother é a Scanncut, pelo que entendi ela é mais pratica que a Cameo, pois ela tem um scanner que já vem nela, onde você já coloca a impressão pronta e ela primeiro scanneia a imagem e logo em seguida recorta em volta do que ela scaneou. Vocês poderiam me dar uma opinião sobre essa tecnologia da Brother?
    Obrigada!!!
    E PARABÉNS pelo site!!!!

    • Oi Rosiane, não conhecemos a Brother. Assisti alguns vídeos sobre ela e não sei se é tão fácil trabalhar com diversas imagens. Nos vídeos geralmente eles mostram as utilização mais fácil e quando você vai fazer a sua necessidade não dá certo.
      Com a CAMEO nós testamos tudo e sabemos o que funciona ou não. Por isso a recomendamos!
      Sucesso.

  39. Olá! Estou encantada com esse blog! Estou estudando sobre trabalhar com personalizados e gostaria de saber qual impressora devo comprar pra começar o trabalho? Preciso comprar uma impressora e a silhouette né??? Obrigado pela atenção!

  40. Primeiramente, parabéns pelo trabalho e pelo site! Super proveitoso e com ótimas dicas. Comprei minha silhouette cameo e está chegando. A duvida que tenho é sobre as impressões e papeis. Pretendo trabalhar também com lembrancinhas e kits de festas personalizadas. Qual o papel que vocês utilizam para impressão de tags, adesivos de tubetes, bisnagas…. essas coisinhas para festas personalizadas. Minha impressora é uma pigmentada e me falaram que ela para uma boa impressão tem que ser um papel diferenciado, é verdade. Espero que possam me ajudar. Estou louca pra começar logo!!!! Obrigada

    • Oi Carolina, agradecemos muito pelos elogios e pela sua mensagem. A forma de trabalhar com a impressora e papéis, para este mercado de lembrancinhas e kits festa é a seguinte: A impressora precisa ter tinta CORANTE e os papéis são os fotográficos, adesivo 130g e tag (não-adesivo) 180g. Essa é a melhor configuração.

      A impressora com tinta pigmentada é mais indicada para os papéis porosos, diferente dos papéis que usamos neste mercado. Os papéis fotográficos não são porosos e por isso não absorvem a tinta pigmentada.

      A tinta corante é a mais indicada para os papéis fotográficos e possuem melhor qualidade neste tipo de impressão.

      Você pode ler aqui um artigo completo que escrevemos sobre os tipos de papéis recomendados.

  41. Olá eu já trabalho com artesanato desde 2009, comecei com decoração em EVA e no ano passado comprei algumas peças provençais para locação, procurando por novidade encontrei seu site e estou entusiasmada e desejo aumentar o leque de opções para meus clientes, penso em fazer rótulos para tubets, marmitinhas, convites, latinhas etc… só tem um agravante eu não entendo nada de photoshop, muito menos de corel draw, habilidade com computador eu tenho pois sou funcionária pública e trabalho com digitação e variados programas, resta saber se eu conseguiria desvendar esse mundo dos adesivos (risos)…Obrigada e parabéns pelo blog… vou indica-los para minhas amigas… grande abraço Lukka

  42. Olá,
    parabéns pelo site. Estou lendo simplesmente tudo e gostando muito. Se possível, me esclareçam alguns pontos. O kit que vcs comercializam é enviado aberto? Permite edição? Uso o corel. Sobre as plotters de recorte, depois de pesquisar por muito tempo e pensar muito antes de comprar, acabei decidindo pela cutok, que me pareceu ser mais robusta e resistente que as silhouttes, além do preço da lâmina ser mais em conta. Porém, estou com uma certa dificuldade em conseguir que a máquina corte nas linhas marcadas. ela corta fora de registro. Já pesquisei demais e ainda não consegui solução. Se puderem me ajudar, agradeço. Obrigada e bom trabalho.

    • Olá M. Camila, agradecemos os elogios! 😉
      Todos os nossos kits são abertos para edição completa. Você poderá abrir os arquivos no Photoshop e editar todas as informações.
      Não temos conhecimento sobre a CUTOK. Quando decidimos procurar por uma máquina, a Silhouette foi a que mais se pareceu com as plotters de recorte em termos de rapidez e funções. As máquinas Silhouette são excelentes.
      Vamos “tentar” dar uma olhada nas funções da CUTOK e, se possível, te ajudar, ok?
      Ficamos a disposição.

  43. Fiquei com uma dúvida, e gostaria de um esclarecimento, se possível!
    Pretendo comprar uma Silhouette Cameo, e preciso saber quais “acessórios” preciso comprar junto! Por exemplo: Preciso comprar uma base de corte? O que mais vou precisar para começar a usá-la assim que ela chegar?
    Muito obrigada!!!

    • Olá Jaqueline, a Silhouette já vem com uma base de corte então você não precisa comprar. Você já poderá usá-la assim que chegar. Qual seria a principal finalidade para a máquina?

      • Então, estou começando a fazer algumas lembrancinhas, até agora sem ter lucro. Quero aperfeiçoar meu trabalho e colocar os produtos a venda. Gosto muito de mexer com essas coisas, pra mim é uma terapia! Venho fazendo pesquisas de mercado, e como moro em uma cidade pequena, não tem que ofereça esse tipo de serviço, e todo mundo que quer fazer alguma lembrancinha tem que procurar em outras cidades…

        • Oi Jaqueline, tudo bem? Bom, pela sua história você está com a “faca e o queijo” na mão. Esta é a oportunidade que você precisa agarrar. Aproveite a inexistência da concorrência e construa o seu nome na cidade, sendo a primeira empreendedora no ramo. Não perca esta chance.

          Estamos a disposição para ajudar no que for possível.

          • Olá! Tudo bem?

            Comprei minha tão sonhada Silhouette há +/- 1 mês, e não consigo cortar os trabalhos que monto no próprio programa da Silhouete e faço a impressão. Quando mando cortar, sempre aparece a mensagem de erro na leitura da marca de registros. Por favor, me ajudem! Meu marido já está pegando no meu pé, por ter pago tão caro na Silhouette, e continuar cortando os trabalhos na mão!

            Obrigada!

          • Oi Jaqueline, tudo bem?
            Vamos nos falar por email que teremos mais resultados.
            Vamos enviar um email pra você para tentar te ajudar.

            Ficamos a disposição.

  44. Ola, eu nao Moro no Brasil e to comecando meu negocio de lembrancinhas, Qual Otro programa usado pra desenha imprimir os tags e labels? A cameo do corta o contorno, mas que programa que posso usar pra fazer meus temas das Festas e imprimir colorido e etc? Muito obrigado to amando seu blog.

    • Oi Tammy, ficamos felizes que esteja gostando e que queira empreender até mesmo fora do Brasil. Os programas mais usados são o Photoshop (o melhor) e o CorelDraw. Na nossa opinião, o photoshop é disparado o melhor.

      Quanto a Silhouette CAMEO, ela faz de tudo. Ela recorta contorno, faz recortes milimétricos e complexos. Recorta as suas impressões.

      O processo resumido é: Criação da arte, impressão em jato de tinta com papel fotográfico, retira-se a impressão da impressora e coloque na CAMEO para recorte.

      Ficamos a disposição.

  45. Amo receber todos os dias e-mails de vcs. Se pudessem imaginar o incentivo e como tem me animado… Obrigada!

  46. Boa Tarde…

    Primeiramente parabéns pelo site… é ótima, as dicas então…

    Sabes me informar onde posso comprar a maquina silhouette-cameo com segurança? sou de Itajaí/SC e estou começando nesta área e amando tudo isso …

    Att. Sabrina

  47. Olá!!! Estou encantada com o site de vocês. Trabalho com artesanato já tem um tempo e agora estou investindo no personalizado e convite. Comprei a Silhouette Cameo mas estou tento problemas para configurar o corte. Gostaria que me indicasse, se possível, o número da lâmina, velocidade e espessura para recorte em papel adeviso glossy 135g, glossy 180g e 240g. Só falta isso para eu conseguir acertar rs.. Já tentei de tudo, troquei lâmina, base, fita teflon… Desde já agradeço as dicas dadas aqui no site. Estão de parabéns! Abraços, Amanda

    • Oi Amanda, que bom que está gostando. Ficamos muito felizes. Para cortar papel adesivo 135g nós sempre utilizamos a lâmina na posição 2 no máximo (se não me engano). A velocidade pode ser máxima para adesivo e o papel você pode selecionar o Vinyl. O ideal mesmo é você testar até acertar. Não precisa trocar a lâmina por causa disso.
      A lâmina precisa ficar somente com a pontinha de fora, para não destacar todo o corte da folha, e sim, sair só o adesivo.

      Se tiver mais dúvidas, mande um email pra gente para conversarmos melhor.

      Ficamos a disposição.

Comente Aqui!

Seu email não será publicado.


*